Vale Alimentação – Onde Aceita? Redes Credenciadas

O Vale Alimentação deve ser usado para a compra de alimentação em supermercados e rede conveniada.

O vale alimentação costumam ser pagos pelas empresas através de tickets de papel ou de cartões. Depende de cada empresa e do tipo de convênio que ela estabelece.

Atualmente, devido a praticidade e segurança, a maioria das empresas opta por oferecer o cartão magnético ou com chip. Esse cartão tem uma senha que é pessoal e intransferível, garantindo que mesmo que você perca seu cartão, nada aconteça com os valores do seu cartão, diferente do que pode acontecer com os tickets de papel, que ao serem extraviados não há como recuperar os valores.

Em alguns casos, o cartão demora para chegar e pode ser que o primeiro mês você receba um cartão provisório ou até mesmo que o pagamento seja em dinheiro. Mas nos meses subsequentes o cartão chega e você já começa a usar sem maiores restrições.

Estabelecimentos Credenciados

Para poder aceitar o pagamento do vale alimentação a empresa precisa ser credenciada pela operadora do cartão de vale alimentação.

vale-alimentação-onde-aceita-redesCada estabelecimento tem autonomia de escolher quais cartões de vale alimentação irá aceitar. Mas ela não pode, por exemplo, cobrar um valor a mais por aceitar o seu cartão de benefício, o valor deve ser o mesmo para todas as pessoas.

É importante estar atento e sempre se informar antes de efetuar sua compra, se o estabelecimento aceita o seu vale alimentação. Como é feito um convênio, é possível que a empresa tenha aceitado o seu cartão em um mês e no mês seguinte ela não aceite por ter cancelado o convênio.

Evite constrangimentos e perda de tempo, conferindo sempre essa informação com antecedência.

E por falar em constrangimentos, também é importante sempre conferir o saldo disponível no cartão, a maioria dos estabelecimentos permite que você pague uma parte da compra com o cartão de vale alimentação e complemente o restante do valor com outros meios de pagamento, mas é sempre importante ter certeza do saldo disponível.

Consulte seu saldo através da internet, geralmente é necessário informar somente o número do cartão para ter acesso ao saldo para compras disponível. Algumas empresas pedem também o CPF, a data de nascimento ou a digitação de alguns caracteres antes de liberar a informação do saldo.

vale-alimentação-saldo-redes

Tipos de Estabelecimentos

Nem só de  grandes redes de supermercados é feita a lista de estabelecimentos credenciados para receberem o vale alimentação.

No seu bairro, perto da sua casa, pode ter um estabelecimento que também recebe o vale alimentação. Mercearias, padarias, mini mercados, vendas e sacolões também costumam aceitar o vale alimentação.

Vale a pena sempre conferir os estabelecimentos da sua região antes de se deslocar até os grandes mercados. Você pode ter uma boa surpresa com o comércio da sua região, além da comodidade de não precisar enfrentar as filas dos grandes estabelecimentos.

Tudo depende de que forma foram cadastrados pela empresa de cartões.

Consultando Estabelecimentos e Redes Credenciadas

Para saber quais estabelecimentos e redes credenciadas, o meio mais fácil é através da internet.

Acessando o site da empresa do seu cartão de vale alimentação, você encontra a lista de estabelecimentos credenciados.

Algumas dessas empresas já estão disponibilizando também aplicativos para celular que permitem que você tenha acesso a lista de todos os estabelecimentos credenciados de acordo com o tipo de cartão. Em alguns aplicativos também é possível fazer uma busca avançada de acordo com o bairro que você se encontra.