Vale Alimentação ou Vale Refeição – Saiba a diferença

Uma das coisas mais comuns são as pessoas confundirem o vale alimentação com o vale refeição.

E por mais que algumas empresas também anunciem suas vagas informando o pagamento de “vale transporte e vale alimentação”, em muitos dos casos o que é oferecido ao funcionário é o vale refeição.

Qual a diferença entre Vale Alimentação e Vale refeição?

E você já parou pra se perguntar se existe alguma diferença entre receber o vale alimentação ou o vale refeição? Se você tivesse que escolher entre um e outro, qual tipo de vale você escolheria?

O vale alimentação é destinado a compra de alimentos que serão preparados em sua residência. Geralmente são aceitos em supermercados, mercados, panificadoras e comércios similares.

Por outro lado o vale refeição é utilizado para o pagamento de refeições em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos correlatos.

Algumas empresas podem oferecer apenas um dos benefícios, outras empresas podem oferecer ambos os benefícios. Cabe a empresa definir que benefícios oferecer.

vale-alimentação-refeição-diferença

Como saber qual é o meu benefício?

No momento da contratação o funcionário já faz a opção pelo recebimento ou não do vale, visto que ele é um benefício que o funcionário pode optar por não receber.

Você pode se informar no departamento de recursos humanos, o RH, da sua empresa qual o benefício que está sendo disponibilizado para você.

Geralmente as empresas oferecem orientação aos funcionários no momento da entrega do cartão, explicando como utilizar, de que forma proteger seu cartão e a senha de uso.

Redes Credenciadas

vale-alimentação-refeiçãoÉ importante saber qual é a rede cadastrada para o acesso ao seu benefício. Tanto para quem faz uso do vale alimentação, como para quem usa o vale refeição, é necessário que o estabelecimento seja cadastrado pela operadora do cartão.

Para vale alimentação, o ideal é procurar as redes de supermercados, padarias, mercados, vendas e sacolões da sua cidade.

Afinal o vale alimentação é feito para comprar alimentos para serem preparados pela sua família.

Algumas operadoras de cartões também cadastram confeitarias, atacadistas, peixarias, açougues e  até lojas de conveniências. É sempre bom estar atento as opções disponibilizadas pela sua operadora.

Para o vale refeição, a rede cadastrada é composta geralmente por restaurantes, lanchonetes, bistrôs e quiosques. Em muitos dos casos dá até pra comer aquele lanche fast food na hora de fugir da dieta! Lembre-se que o vale refeição deve ser utilizado para o pagamento de refeições prontas.

Como saber onde usar meu vale refeição ou alimentação

O melhor jeito de estar sempre atualizada sobre as informações referentes a toda a rede de estabelecimentos cadastrados, independente do tipo de vale que você recebe, é fazer uma busca no site da operadora do seu cartão de benefício.

Através do site você fica sabendo quais os estabelecimentos que estão fazendo parte da rede. Na maioria dos casos não é preciso nem informar o número do cartão para ter acesso a lista de estabelecimentos credenciados.

Algumas operadoras de cartão já estão disponibilizando também aplicativos para smartphones, que podem ser baixados para o celular, permitindo que você consulte seu saldo e sua rede de estabelecimentos cadastrados em qualquer lugar e  a qualquer momento.