Vale Alimentação pode ser pago em Dinheiro?

Dentre as dúvidas mais comuns no que se refere ao direito do recebimento do vale alimentação é a forma como esse recebimento pode ser feito.

Muitas pessoas se perguntam se não podem receber o vale em dinheiro e utilizar o valor para o que desejarem ao invés de receber por cartão.

vale-alimentação-saldo-pagamento

O que dizem as convenções e acordos de trabalho

Nem todas as categorias de trabalho são regidas por acordos e convenções de trabalho. Aquelas categorias que são protegidas por esses acordos, tem uma série de definições em seus documentos, no que se refere ao reajuste salarial, horários de trabalho em feriados, condições ideais para trabalho, direitos e deveres dos funcionários e também dos empregadores.

A maioria dos acordos e convenções de trabalho irá abordar dentro de seus capítulos o quesito referente à alimentação dos funcionários. Alguns determinam somente o horário para pausa para alimentação, outros estipulam também os valores para o benefício, de que forma será feita esse benefício, entre outros detalhes.

Esses acordos determinam, geralmente, que o pagamento do vale alimentação não faz parte do salário e dessa forma, mesmo que pago em dinheiro não caracteriza pagamentos que posteriormente podem fazer parte dos cálculos para efeito de rescisão de contrato.

Qual o problema de pagar em dinheiro

vale-alimentação-pagamento-dinheiro-problemaUma das intenções do pagamento do vale alimentação é permitir que o funcionário tenha uma alimentação de qualidade para sua família e que sem essa preocupação o funcionário trabalhe mais tranquilo e motivado.

Quando o funcionário recebe o vale alimentação corre o risco de usar o dinheiro para o pagamento de contas e outros fins, deixando de garantir a alimentação de sua família.

Assim, aquilo que deveria proporcionar alguma tranquilidade e mais qualidade de vida, volta a ser uma preocupação para o trabalhador e com isso o benefício perde o seu objetivo.

Em algumas situações, o trabalhador passa a entender aquele valor como parte integrante do salário e num momento de negociação salarial ou de rescisão de contrato, exigir que os cálculos das verbas rescisórias sejam feitos somando-se os valores recebidos a título de vale alimentação.

Pagando com Cartão

As comodidades para a empresa pagar com cartão levam pra longe a possibilidade de continuar pagando em dinheiro o vale alimentação.

  • Segurança: é muito mais seguro fazer o pagamento via cartão, assim a empresa não precisa movimentar valores altos em espécie.
  • Praticidade: o saldo é liberado para cada colaborador na data combinada
  • Isenções Fiscais: as administradoras auxiliam na documentação para obtenção de isenções fiscais.